13 set
Alimentação durante a gravidez.

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A gestação é um período de intensas modificações no corpo da mulher, como alterações hormonais, aumento do volume sanguíneo, tendência ao maior acúmulo de gordura, e tudo voltado para a organização da melhor estrutura para o bebê. Como o período é de formação, as demandas energéticas aumentam e também as necessidades de alguns nutrientes.

É importante salientar que dietas de emagrecimento não são indicadas para gestante, pois o metabolismo de queima de gordura não é benéfico para o bebê. Portanto, os cuidados com o peso devem começar antes de engravidar, como já falamos aqui (aí se vc puder, marca o link do outro texto). Durante a gestação, a alimentação deve ser voltada para o fornecimento de nutrientes suficientes para atender as necessidades do período, crescimento adequado do bebê e para o ganho de peso recomendado.
Alguns nutrientes que devem ser consumidos adequadamente são, dentre outros:

– Proteínas: carnes magras, peixe, frango, ovos, leites e derivados (optar pelas versões desnatadas), leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha);

– Ferro: Cereais integrais, fígado de boi, carne vermelha, ovos, couve folha;

– Cálcio: leites e derivados, sardinha, brócolis, couve, dentre outros;

– Fibras: frutas, verduras, cereais integrais.

Deve-se evitar, porém:

– O excesso de gorduras: pode levar ao aumento exagerado de peso e dos níveis de colesterol;

– Açúcares: também contribui para o excesso de peso e pode levar ao diabetes gestacional;

– Sal: aumenta retenção de líquidos e pode gerar quadros de hipertensão, que aumenta as chances de pré-eclâmpsia;

– Adoçantes artificiais (ciclamato, sacarina sódica, aspartame), refrigerantes e bebidas alcoólicas, chás e cafeína em excesso.

No mais, as quantidades e distribuição da alimentação devem ser organizadas levando em consideração fatores individuais, como rotina, hábitos alimentares e atividades diárias. Por isso, é muito importante procurar o acompanhamento profissional.

COLABORAÇÃO:  Dra. Tamyris Farias Nutricionista IG: @tamyrisfarias

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