Drenagem linfática manual na gravidez (DLM).

10 abr
Drenagem linfática manual na gravidez (DLM).

A drenagem linfática manual (DLM) na gravidez, geralmente, está indicada a partir da 12º semana de gestacão  (3º mês). No periodo gestacional, ocorre o aumento na produção hormonal, podendo levar, entre outras coisas, a uma tendência maior à retenção hídrica. Além disso, com o aumento da barriga, há também uma redução do retorno venoso das pernas, por causa da compressão da barriga sobre as veias que levam o sangue de volta ao coração, por isso as queixas constantes de sensação de peso nas pernas.

A drenagem Linfática deve ser realizada de forma manual, lenta e superficial, sendo o fisioterapeuta o profissional mais indicado à realização da técnica. Além de redução do edema, a drenagem tem como objetivo relaxamento e redução de estresse.

Sobre a periodicidade, o ideal é combinar com o fisioterapeuta e obstetra. De modo geral, o recomendável, é fazer até duas sessões por semana. Porém, é importante avaliação personalizada.

Como contra indicações, a DLM não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal ou trombose venosa profunda.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário