Independência desde cedo!

Sempre que posto algo que o Davi #TrololoDeMel esta fazendo, sempre tem uma mamãe que comenta:

Aí tia Mari, meu filho não faz isso ou não faz aquilo!

– Tia Mari como eu faço para o meu filho ser assim?!

E eu digo:

– Não existe fórmula para nada, filho não é uma “receita” e nem todos são iguais. Até mesmo os irmãos criados e educados pela mesma mãe e mesmo pai não agem da mesma forma, não é mesmo?

Hoje em dia, a maioria das famílias, tem  a mãe também trabalhando  fora de casa, e o que observo é que na maioria das  vezes essas mães se sentem culpadas pelo pouco tempo dedicado aos filhos. Então, a  tendência atual é dar tudo muito pronto para as crianças.

Permitir que os nossos filhos executem algumas tarefas do dia a dia não vai fazer de você ” nem mais, nem menos mãe “, pelo contrario, uma vez que a autonomia da criança está ligada à maturidade e as oportunidades, tornará esses pequenos momentos em um momento de grande realização  para os seus  filhos.

O que nós como mães podemos fazer é estimular essa autonomia desde cedo com atividades simples e que possamos permitir sem nos preocupar.

* Deixe seu filho se trocar sozinho  – Davi pelo menos tenta se trocar sozinho desde os 2 anos. Colocar a camisa, o short, calçar o sapato e até mesmo tentar amarrar o cadarço.

* Permita que ele sente a mesa e coma sem o seu auxílio – Quando Davi fez 6 meses eu já permitia que ele mesmo segurasse sua mamadeira e assim ele foi se acostumando a sempre comer “sozinho”. Hoje em dia nos momentos das refeições e até mesmo quando estamos em restaurantes o comportamento dele é o mesmo. 

* Guardar os brinquedosJá mostrei em alguns posts como organizo os brinquedos do pequeno e que aqui em casa para brincar com um certo brinquedo, só pode quando guarda o que esta brincando.

* Escovar os dentesDavi sempre escova primeiro e após a sua escovação vem a da mamãe, que ele já sabe que é a limpeza geral.  Ensine para que ele mesmo coloque o creme dental na escova, aproveite para falar sobre o desperdício da água e trabalhe a higiene e a importância de dentes saudáveis.   

* Não super proteja o seu filhoÉ  a parte mais difícil, eu sei, mas é necessário. Converse com ele sobre tudo e mostre sempre que ele é capaz. 

* Elogie sempreMesmo que ele faça uma bobagem no momento que esteja realizando algo pedido por você, saiba reconhecer seu esforço e o elogie sempre. A autoestima é sempre muito importante.

* Cuidar da roupa sujaSim! cuidar da roupa suja também faz parte, mostrar ao seu filho onde devemos coloca-las, aproveitar esse momento para que ele também aprenda a retirar a sua roupa. Aqui em casa Davi já sabe onde fica o cesto de roupa suja e podem ter certeza que tirou a roupa ele corre e coloca lá. Outro costume que temos aqui em casa é de retirar o sapato quando chegamos da rua. Então, o pequeno chega e diz logo: – Mãe vou tirar o sapato.

*Nada de cobrançasTemos sempre a tendência de querer tudo perfeito não é? mas permita que ele faça como acha que é certo e depois nós colocamos tudo no lugar que queremos. Nada de reclamações durante o aprendizado poderemos tornar nossas crianças em adultos com baixa autoestima.

Quanto mais estimuladas e quanto antes esse estimulo acontecer mais tempo a criança terá para desenvolver habilidades motoras e cognitivas necessárias para realização de tais atividades.

Agora deixo vocês com um vídeo do meu pequeno em um de seus momentos de criança independente. Espero que gostem e não deixem de curtir. Aproveitem também para convidar as amigas mamães.


                 

*Sugestões de temas para os posts ou vídeos sempre são bem vindos.

contato@turmadatiamari.com.br


Fatal error: Call to undefined function get_current_url() in /home/turmadatiamari/public_html/wp-content/themes/iws_blog/comments.php on line 24