09 maio
Treino Funcional ou musculação. Projeto Familia Lindoso #Parte6

Oi gente!

Vocês sempre me perguntam quais exercícios estou fazendo depois que comecei o projeto.

Meu médico Dr Geraldo disse que eu precisava fazer musculação para o ganho da massa magra.

Relutei um pouco no começo, pois sempre fui fã do funcional, mas resolvi encarar o desafio da musculação e fui com tudo para academia R2, onde minha Personal atua.

Ela com o jeitinho todo alegre e ao mesmo tempo durina, pegando no meu pé, me fez pegar gosto pelo treino diário e hoje quando não posso ir sinto até falta.

Com isso, solicitei que ela falasse um pouco da diferença dos treinos para que vocês entendessem melhor.

Eu treino de segunda a quinta e ela mescla entre musculação e funcional. O resultado  do treinamento funcional é mais um conceito de atividade física, onde trabalhamos o movimento de uma forma mais dinâmica com uma combinação de exercícios, onde os movimentos são naturais e atuam não somente no condicionamento físico como também na correção e fortalecimento de nossa postura, por trabalhar com músculos mais profundos.

Também podemos dizer que ele melhora a força, a flexibilidade , a agilidade, o equilíbrio, mobilidade e a resistência aeróbica.

Para sua realização, usamos acessórios como bolas, hastes, cordas, TRX,cones, discos, etc.

No funcional, existe a capacidade de combinar as diferentes habilidades sem perder o padrão do movimento.

Não existem restrições para fazer essa atividade, mas é de extrema importância uma pré avaliação das dificuldades como lesões e postura, porque todo o movimento se adapta ao indivíduo.

O gasto calórico é grande durante a realização dos exercícios, onde o emagrecimento irá sempre acontecer se interligado com uma alimentação balanceada.

A musculação é uma atividade que pode ser realizada com peso livre (halteres e barras) e em máquinas. Ela é uma atividade física que visa a manutenção e o aumento da nossa massa muscular em suas diferentes formas de intensidade e execução.

A pratica da musculação pode ser feita tanto por crianças, adolescentes, adultos e idosos abalando, assim, as diferentes situação fisiológicas para que possamos prescrever o tipo de treinamento e a intensidade do mesmo que iremos utilizar para cada indivíduo em particular.

importante frisar que qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional.

A musculação também é utilizada como atividade visando o emagrecimento, pois à medida que aumentamos nossa massa muscular também estamos aumentando nosso metabolismo basal em repouso.

As diferenças entre o funcional e a musculação são bem simples e faceis de entender. Vejamos:

Funcional:

➡ Trabalha o corpo para funções nas quais ele é originalmente desenhado.

Musculação:

➡ A musculação nada mais é do que um exercício estático com cargas específicas que visam aumentar a força, o recrutamento de fibras, o metabolismo basal e nossa massa magra.

Dessa forma, espero que passemos a adquirir esse hábito de exercitar-se, pois é uma Atividade fundamental e que preserva nossa saúde.

Eunascirema Amorim – Cref 826/ Pe

Educação Física (Personal Trainer)

@memem65

Um comentário

  1. Ai Mari queria essa sua disposição e voltar a rotina de exercícios , mas já se passaram 6 meses e nada de coragem por aqui kkkkkkkk
    Parabéns pelo seu esforço e por sempre se empenhar em mostrar pra gente... Um dia eu chego lá Bjusss 😘 😘😘😘😘

    Comentário

Deixe seu comentário